terça-feira, 19 de outubro de 2010

Post Futebolístico

futebol
fu.te.bol
sm (ingl foot-ball) Esp Jogo entre dois grupos de onze jogadores, em campo retangular, onde cada grupo procura fazer entrar uma bola no gol adversário, sem lhe tocarem com a mão, tantas vezes quantas forem possíveis, durante os noventa minutos de prática. 

É ruim, hein!!
Onze jogadores? Sem tocar a bola com a mão? E o que me diz da "mano de Dios" de Maradona, em 1986? Ou dos 1x0 que o Grêmio segurou com apenas 7 jogadores, em 2005? Isso sem falar nos inúmeros gols contra que alguns times já fizeram, e das partidas históricas e impossíveis que muitos outros ganharam.
Pois o futebol - esporte ignorado por tantos, e amado pelo triplo dos anteriores - significa muito mais do que as palavras do dicionário podem descrever. De todos os tipos de amor existentes, o futebol, com toda a certeza, está na lista dos 3 mais verdadeiros. Pois, um genuíno torcedor é capaz de deixar seu trabalho, largar compromissos, terminar uma relação amorosa, mas abandonar seu time, nunca!
Ao contrário do que muitas pessoas possam dizer, o futebol não se trata apenas de um bando de homens correndo atrás de uma bola. Uma partida envolve muito mais do que isso - e não estou me referindo ao bandeirinha ou ao juíz - mas aos diferentes sentimentos que ela proporciona. Desde a entrada no estádio e o contágio da torcida, até os mais belos e emocionantes gols. Durante uma partida de futebol, podemos ser livres, diferente da maioria dos momentos em nossa vida. Livres de horários, livres para expressarmos emoções, livres para chorar, para gritar, para cantar e até mesmo livres da própria educação - nada melhor do que a liberdade de xingar o juíz - mas de todo, livres, de coração.
Pois cada jogada, cada lançezinho, transmite adrenalina e arrepios em nosso corpo. Prendemos nossos olhos nos jogadores, na bola, apenas observando, observando, até o coração começar a bater mais rápido e arregalarmos os olhos...E então, ela balança a rede. Nossas reações são incontroláveis e simultâneas: gritos, palavras aleatórias, mas todas seguidas de mãos fechadas e levantadas ao som de um esplendoroso "GOOOOOOOOLL!!!!"



3 comentários:

  1. adorei, tu conseguiu expor exatamente a emoção do torcedor *-*

    ResponderExcluir
  2. O melhor também eh que cada time tem cerca de cinco mil tecnicos diferentes, todo mundo quer dar pitácos. Quando a Alemanha jogou essa copa eu assitia o hino de pé, torcendo, com o maior orgulho, pra seleção que escolhi. E me prestei pra saber toda a escalação, os reservas, os subreservas, só faltou o massagista :P E gritava, vai vai schweinteiger! Corre Podolski! E meu coração ia a no minimo 120 bps... até que dava o gol e eu soquiava o ar ou o sofá normalmente gritando KLOOOOOSSEEEEEE!!! Confesso que no dia que a Alemanha perdeu pra espanha escorreu uma lágrima, mas não deixei de prestigiar a vitória bonita que a espanha teve sobre a holanda no jogo seguinte, com o Cassilas segurando a taça de campeão e chorando que nem baby :D

    ResponderExcluir